A Constelação Familiar é um método poderoso para ajudá-lo a reconhecer envolvimentos difíceis, tanto em sua família de origem quanto em sua família ou relacionamento atual. As intervenções orientadas para a solução trazem compreensão, que é seguida por um relaxamento profundo que permite que o amor flua novamente entre os membros do sistema familiar.
A Terapia Familiar Sistêmica foi desenvolvida pela primeira vez pelo terapeuta alemão Bert Hellinger. Nesta abordagem terapêutica, consideramos o indivíduo como parte de um todo maior – um sistema familiar – ao invés de uma entidade separada. Seu comportamento individual, sentimentos e atitudes devem ser compreendidos no contexto desse grupo maior. Como em qualquer outro sistema, as leis não ditas que operam dentro da família orientam um comportamento que nós, como membros da família, praticamente desconhecemos. O sofrimento geralmente surge em um membro da família quando um ou mais membros do sistema violam inconscientemente essas leis arcaicas. Eles fazem isso sem saber, não por rebeldia como se poderia esperar, mas por amor – um amor ‘cego’.
A maneira como trazemos à luz essas dinâmicas familiares ocultas é fazer com que o cliente use a ajuda de outros participantes do grupo para criar uma constelação de sua família. Os participantes, representando membros da família daquela pessoa, são posicionados na sala em relação uns aos outros de acordo com o sentimento do cliente naquele momento. Desta forma, criamos um modelo vivo de sua família original (ou atual) . O que descobrimos é que os sentimentos e pensamentos das pessoas que representam os membros da família são muito semelhantes aos dos membros reais da família. Obviamente existe um campo de energia que orienta os movimentos dos representantes e permite que eles tenham acesso a todas as informações essenciais do campo sistêmico.
Essas constelações geralmente são realizadas com um grupo de pessoas, onde os membros do grupo desempenham o papel de representantes. No entanto, também funciona em sessões individuais em que almofadas ou outros símbolos podem ser usados para representar as posições dos membros da família.
Este trabalho revela com exclusividade qualquer dinâmica familiar destrutiva que pode estar persistindo sob a superfície. Mas não é só isso: quando aqueles que representam os membros da família seguem seus movimentos espontâneos minuciosamente, não apenas as complicações familiares são reveladas , mas também descobrimos o que leva à cura. Os movimentos de cura são apoiados pelas intervenções do terapeuta, que traz membros da família ausentes ou excluídos, sugere comportamentos novos e mais conscientes e encontra frases de cura para os membros da família dizerem uns aos outros. Finalmente, um equilíbrio novo, mais natural e curativo para todo o sistema pode ser encontrado, onde o amor entre seus membros pode fluir novamente de uma maneira nova e mais consciente.
Uma constelação revela leis coletivas inconscientes operando dentro de um sistema familiar e também nos ajuda a entrar em sintonia com as leis superiores que nos levam além da família pessoal e individual, e nos colocam em contato com outra dimensão, onde todos somos um. Isso tem um efeito de cura imediato não apenas em nós, mas em todos que estão perto de nós.
A Constelação Familiar OSHO está enraizada na meditação e na compreensão de que somente através de um profundo amor por nossa família e uma profunda aceitação de tudo o que aconteceu no passado, podemos eventualmente deixar o passado para trás e ir além da família .
Então, demos nascimento a nós mesmos. Pela primeira vez nos tornamos os indivíduos que estávamos destinados a ser.
“Metade de seu ser consiste em sua mãe e metade de seu ser consiste em seu pai. Você está aqui por causa deles; se eles não estivessem aqui, você não estaria aqui. Tudo o que está acontecendo com você é, de certa forma, por causa deles … É preciso tomar consciência disso …
“Portanto, seja o que for que eles tenham feito, você deve se sentir grato. E tudo o que está acontecendo com você e vai acontecer com você, eles continuam sendo a causa, eles permanecem o seu alicerce. Portanto, não se esqueça da fundação, só isso. ”
– Osho